Menu Blob The blob that grows to be the menu background

Perfil da empresa

IMO – Indústrias Metalúrgicas, SA é uma empresa familiar com mais de 70 anos de know-how na concepção de dispositivos médicos. Com gestão vertical desde a sua fundação, a empresa adquiriu por mais de 7 décadas uma forte capacidade de desenvolvimento, fabrico e pós-venda, que se reflete em produtos de gama superior e alta durabilidade, com milhares de camas em uso por mais de 20 anos. Com sede e fábrica no Norte de Portugal, a IMO centra todo o processo Industrial, de Design e apoio pós-venda na nossa sede, conseguindo assim uma resposta profissional e rápida a todos os pedidos.

João Sousa

Presidente | CEO

Com controlo vertical, a IMO garante in doors o fabrico de todos os produtos que comercializa com uma relação qualidade-preço superior, com foco no “Value-in-use” dos produtos IMO e com uma gama de produtos adequada aos 5 continentes do Globo.

André Sousa

Vice Presidente | COO

O desenvolvimento e concepção dos nossos produtos tem como principal objectivo prever os requisitos dos nossos clientes, com base no passado mas virados para o futuro.

Luís Pedro Sousa

Vice Presidente | CMO

A confiança dos nossos clientes é reflexo da fiabilidade e segurança dos nossos produtos.

Missão e Valores

Enquanto empresa de gestão familiar, a IMO guia-se por princípios éticos e morais claros, que ditam o funcionamento de toda a estrutura organizacional. A nossa missão para com os nossos clientes é oferecer o acesso à inovação e qualidade dos nossos produtos, tendo presente que a segurança é a nossa prioridade. Responsabilidade, integridade e confiança são o nosso compromisso para com colaboradores, parceiros e clientes.

background image

Company Overview

Hand Bar

1946

Fundação da IMO, por Luís de Sousa Gonçalves, dedicando-se ao fabrico de motores elétricos.

Produtos tecnológicos na génese da IMO, com início no fabrico de motores elétricos, autoclaves e mesas de operação e, posteriormente, para o fabrico de mobiliário hospitalar.

Década 1960

Nos anos 60 a empresa contava já com mais de 100 funcionários especializados no fabrico de móveis hospitalares.

1966

Em 1966 abre o primeiro Showroom no Porto, em sociedade com Sr. José Roquette, alguns familiares e Sr. Álvaro de Sousa como diretor comercial, na sede da então Robinson-Bradsley.

1970

Inauguração do segundo showroom em 1970, alcançando no final da década a liderança do mercado Português, liderança que mantém até aos dias de hoje.

1988

Em 1988, a IMO era uma das primeiras empresas do Mundo a desenvolver uma cama hospitalar elétrica. Para a nova Unidade de Cardiotorácica do novo hospital Universitário de Coimbra em Portugal.

Nos anos 90 a família Sousa volta a ter a totalidade da empresa, com a 2ª geração à frente da empresa.

1992

Em 1992 a IMO começa a exportar para os principais países da União Europeia. Com principais destinos a Holanda, Alemanha e Espanha.

1996

Em 1996 a IMO faz a primeira feira Internacional em Düsseldorf na Alemanha com a primeira cama hospitalar da família MATRIX.

Anos 2000

No Início do milénio a empresa obtém a certificação ISO9001 e anos mais tarde a ISO13485.

Nos anos 2000, a IMO centrou toda a energia de Design e Desenvolvimento de produtos para adequar toda a gama de produtos a um nível Mundial, tendo hoje um portefólio de produtos ao mais alto nível.

Em 2016 a IMO lança a última versão da gama MATRIX, com os modelos Matrix E.

Em 2019, decidiu enfrentar a 2ª transição familiar, passando a gestão da empresa à 3ª geração da família.

2021

Como marca Internacional, a IMO lança em 2021 uma nova imagem, impactante, quebrando as barreiras do presente, com base no passado e com vista no futuro.

História da empresa

Vive-se o ano de 1946 quando Luís Sousa se estabelece e funda a empresa em nome individual, dedicando-se ao fabrico de motores elétricos. Após a disputa de Alvarás, comuns na época do regime do estado novo, reconverte-se para a produção de máquinas de soldar elétricas – por elétrodo e por pontos. Aventura-se também na produção de carros motorizados para deficientes e entre outros.

 

Segue-se os autoclaves para desinfeção hospitalar. Estes equipamentos, de elevada tecnologia, serão a génese da viragem definitiva para a produção de produtos hospitalares, especialmente o mobiliário de enfermaria, camas articuladas e de consultório médico, secretárias, armários e cadeiras. Assim, estabiliza a sua gama de produção nas áreas do mobiliário para hospitais, escolas e escritórios, fundamentalmente com base metálica e sob a marca MóveLongra – L. de Sousa Gonçalves.

 

Foi no mobiliário hospitalar, onde a empresa se especializou e em que desenvolve toda a sua atividade nos dias de hoje. Numa terra pequena, com recursos escassos, Luís de Sousa Gonçalves vai consolidando passo a passo o seu empreendimento, com o suor do seu rosto e a seriedade do seu trabalho, aliado ao empenho dos seus colaboradores. Idealista por natureza, empenhado em atingir a excelência através do trabalho árduo, exigente, mas sempre cioso da sua responsabilidade social, rapidamente transforma a IMO numa indústria de peso a nível nacional. Na década de 60, tem já uma estrutura consolidada com mais de 100 funcionários.

 

Em 1966, compreendendo a vitalidade da parceria estabelecida com os seus principais – e quase exclusivos – agentes comerciais no Porto, a Robinson-Bradsley, a IMO é transformada numa sociedade limitada, acolhendo como sócios Sr. José Roquette, alguns elementos da sua família, e também Sr. Álvaro de Sousa, o diretor comercial que ajudou a selar a sociedade. A sede da Robinson-Bradsley, na Rua do Rosário, é transformada no primeiro showroom da IMO, o que aumentou a visibilidade e, assim, o volume de vendas da empresa. Com esta mudança, e com a entrada de capital que ela representa, é possível realizar um investimento considerável em máquinas mais modernas e produtivas e em obras de melhoria das instalações fabris.

 

Deste modo, no final dos anos 70, a IMO alcança a liderança do mercado nacional no sector do mobiliário hospitalar, que mantém até aos dias de hoje. Sendo na década seguinte, que a IMO desenvolve e produz internamente a primeira cama elétrica em Portugal (uma das primeiras em todo o mundo). Em 1970, nasce o segundo showroom da IMO, desta feita em Lisboa, com grande sucesso. Em dois anos apenas, cerca de metade do volume de vendas passa a vir do departamento comercial de Lisboa. Na década de 1990, já sob o comando da 2ª geração da família e devido à aposentação dos restantes sócios, a totalidade do capital é tomada pelo sócio fundador, pelo seus dois filhos mais velhos, Pedro Sousa e Jorge Sousa, e pelo primo, António Gonçalves, que, entretanto, apontam novos rumos para a empresa.

 

Esta é a década em que, com base numa aposta firme no design e na engenharia, a empresa enceta uma estratégia de exportação, inicialmente, em países como a Holanda, a Alemanha, Espanha, entre outros. Uns anos mais tarde, o filho mais novo de Luís de Sousa Gonçalves, Rui Sousa, junta-se à equipa, assumindo a direção comercial. Nos finais do século XX, o mobiliário hospitalar começa a ter um crescimento acentuado e começa a ser objeto da procura internacional. Com uma economia cada vez mais globalizada e um crescimentos internacional cada vez mais intenso, obrigou a uma mudança no paradigma interno de desenvolvimento de produtos com um foco cada vez maior no design e na durabilidade dos produtos IMO, e a um reforço em termos produtivos com tecnologias de ponta aplicada às camas hospitalares.

 

Nas duas primeiras décadas do século XXI assiste-se a um investimento contínuo no melhoramento dos processos e dos equipamentos de produção, confirmado por um processo de certificação da qualidade, tanto com a ISO 9001, como com a ISO 13485. A terceira geração assume hoje os comandos desta empresa familiar, mas os princípios do seu fundador mantiveram-se firmes ao longo do tempo. Cada uma com o seu estilo próprio, todas as gerações souberam adaptar-se ao mundo em constante mudança e aos novos desafios que se foram apresentando. Com novo folgo e muita vontade de levar a cabo a empresa do avô e pais, a nova administração da IMO desenhou uma reestruturação vertical de toda a empresa, com uma nova estratégia de forte crescimento Internacional, simbolizado em 2020 com o lançamento de uma nova imagem rejuvenescida e impactante, marcando uma nova era para a empresa.

 

Ao longo de mais de 70 anos de existência, a IMO mostrou uma grande responsabilidade social com o seu clientes, fornecedores e colaboradores, bem como com a sociedade envolvente.
Muito honrados por ter empregue funcionários por mais de 50 anos na empresa, com justo reconhecimento de todos os hospitais com uma contínua assistências aos produtos, muitos com mais de 30 anos em uso. São estes momentos bons que lembram a toda a família IMO, que até uma pequena empresa, de uma pequena vila, de um pequeno país, pode dar cartas por todo o mundo e que, com paciência e perseverança, a IMO se tornará uma referência
Mundial no sector.

 

IMO together with all Caregivers.

Gostaria de obter mais informações?

Fale Connosco!






Será enviada uma cópia para o seu email