Menu Blob The blob that grows to be the menu background
Ir para a barra de ferramentas

Novembro 25, 2021

“Movember” – o alerta do cancro da próstata

A iniciativa “Movember” alerta para a saúde dos homens, especialmente para o cancro da próstata e dos testículos.

Provavelmente, já reparou que em Novembro muitos homens deixam crescer o bigode. E engane-se se acha que se trata apenas de uma nova moda. Criada em 2003, a “Movember Foundation Charity” (junção das palavras “mustache” e “November”) já mobilizou milhares de pessoas na luta para a prevenção e tratamento de doenças que afetam os homens, tanto física como mental, deixando um alerta sobre a taxa de incidência de pataologias como o cancro da próstata.

A iniciativa de angariação de fundos tem lugar em 20 países e é apoiada por mais de 6,5 milhões de pessoas em todo o mundo.

De acordo com a fundação, devido ao silêncio sobre a saúde mental e física, os homens estão a morrer demasiado jovens. Por essa razão, a “Movember” pretende reduzir, até 2030, o número de mortes masculinas em 25% continuando a lançar o alerta para as várias doenças masculinas, especialmente para o cancro da próstata e dos testiculos.

Doenças silenciosas

Assim, o bigode funciona como um aviso visual. Em primeiro lugar, porque algumas destas patologias, como o cancro da próstata, podem ser silenciosas ou assintomáticas.

Recorde-se que só em 2020, o cancro da próstata matou 6759 homens. Mas não se esqueça, o diagnóstico precoce permite uma alta taxa de cura.

Saúde mental

Em segundo lugar, os bigodes de novembro são também um lembrete para a saúde mental e prevenção do suicídio, outro flagelo silencioso que mata muito mais homens do que mulheres.

Por outras palavras, os homens muitas vezes não reconhecem quando estão a enfrentar um problema de saúde mental e, portanto, não procuram ajuda. Por essa razão, um homem morre a cada minuto de suicídio, globalmente.

Encoraje os homens que o rodeiam a falar sobre os seus problemas, mas também a procurar ajuda profissional.

Na IMO damos grande importância à saúde e bem-estar de todos. Lembre-se, esteja atento a sinais e fale com o seu médico ou com um especialista.

Gostaria de obter mais informações?

Fale Connosco!






Será enviada uma cópia para o seu email